14 de junho de 2007

E O PROFESSOR?


A educação é apontada no Brasil como política estratégica para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, sendo capaz, segundo especialistas, de promover o crescimento com justa distribuição de renda.


No site do MEC é possível observar que a democratização e o acesso ao ensino superior são questões prioritárias para nosso governo, que também investe na infra-estrutura, tecnologia e em assistencialismo para a educação básica. De um modo geral, os projetos identificados no site tratam da liberação de recursos, transporte escolar, livros, bibliotecas e laboratórios para o ensino básico, aumento do número de cursos e das vagas para o ensino superior além da maximização do número de alunos matriculados e titulados em cursos de pós-graduação.


Considerando então a perspectiva dos especialistas, na qual a melhoria do nível de desenvolvimento do País está relacionada ao aumento da escolaridade da população, podemos dizer que tivemos um avanço significativo, o que torna louvável os investimentos realizados. Mas tenho pra mim que ainda estamos longe de resolver nossa problemática educacional.


A LDB, baseada no princípio do direito universal à educação para todos, nos proporcionou diversas mudanças, mas chegou o momento de pensarmos e atuarmos de forma a potencializar aspectos “qualitativos” do processo ensino/aprendizagem. É inegável o esforço para democratização do ensino, que é um direito do cidadão, mas tal esforço deve considerar um ensino de qualidade.


Discursos pela educação são sempre apaixonados, recheados de ideais e filosofia, mas no momento precisamos de razão para avaliar os processos perguntando “como tem sido feito?”, ao invés de questionarmos “o que tem sido feito?”.


Mais que valorizar a escola é preciso valorizar, capacitar e desenvolver o profissional de educação. Não desconsidero o investimento na infra-estrutura, na tecnologia e nos processos pedagógicos, mas sem um profissional competente para dinamizar tudo isso, de nada vale.


Investir na dimensão humana. Isso sim é “investimento na educação básica”. Eis o desafio que, vencido, proporcionará uma educação de qualidade, capaz de proporcionar crescimento econômico, com distribuição de renda e justiça social.
Imagem: Getty Images

Um comentário:

Jackie disse...

Oi Linda!!
Obrigada pelo post, não me importa, imagina, fico é muito feliz com isso! Que nos ajudamos mutuamente e formamos uma certa "Equipe Virtual" hehehe
Boa Sorte com tudo isso garota!!
Beijão!