9 de agosto de 2012

CHEGA DE “MIMIMI”


Não sei se estou mais atenta à questão ou se temos reclamado mais, mas percebo um crescimento considerável do bloco do “mimimi”.

O projeto atrasou? Aparece alguém para apontar culpados e mimimi....

É preciso redigir um relatório?  Erguem-se brados pela falta de dados e com eles se levantam mais mimimis...

Infelizmente não podemos optar pela ausência de dificuldades ou imprevistos no trabalho, mas podemos escolher um posicionamento positivo diante deles.

Seja em um projeto problemático, em uma equipe instável ou em um negócio adverso, ficar reclamando em rodinhas ou lamentando pelos cantos só fará aumentar o desconforto e a desmotivação, o que contagia.

Não consegue ficar calado e precisa desabafar? Fale, mas de forma produtiva: às suas críticas acrescente sugestões, tirando assim o foco do problema e investindo em melhorias que contribuirão para a solução.

Um mimimi vez ou outra acontece, já que satisfação plena é impossível, mas fazer da mesa de trabalho o muro das lamentações é péssimo.

Assim, use sua energia para melhorar o que não está bom, e não para piorar o clima: não culpe o que está fora do seu controle, assuma responsabilidade pelo que você pode mudar, faça as coisas acontecerem, estabeleça metas e se esforce para alcançá-las, trabalhe com o desejo de que dê certo e sorria mais.

Substitua o “mimimi” pelo “o que posso fazer para melhorar isso?”.

Imagem: Getty Images

Nenhum comentário: