2 de agosto de 2012

QUEM É O RESPONSÁVEL POR GERIR PESSOAS E RESULTADOS?


Recentemente fui questionada por executivos da área comercial sobre processos de avaliação de equipes de vendas, e de brinde recebi a “dica” de que a tal apreciação não deveria ser realizada pelos gestores. Um silêncio pairou no ambiente frente ao meu espanto, e confesso que precisei de alguns segundos para me recompor e me posicionar.

Naquele momento me lembrei de um Congresso de RH realizado há alguns anos, cujo público ficou surpreso, eu inclusive, com a colocação de Pedro Mandelli, importante consultor na área de mudança organizacional: “RH, a responsabilidade pela gestão das pessoas não é sua.” Fato!

Por muito tempo o RH se posicionou como detentor do saber sobre as pessoas, excluindo a participação de outros profissionais e áreas de suas atividades, e hoje reconhece a importância de dividir a responsabilidade por entender que quem gere as pessoas é o líder da equipe.

A contribuição do RH para o negócio está em oferecer políticas, processos e produtos inovadores e aderentes, participando seus clientes internos das análises e decisões, considerando a expertise desses sobre suas equipes e atividades. Na gestão das pessoas, o RH não trabalha “para”, mas “com” os líderes e áreas, dando inputs que contribuirão para o alcance dos resultados.

Para isso, é necessário que profissional de RH conheça profundamente a empresa, suas pessoas e negócios, ao mesmo tempo em que entende do segmento de atuação, a estratégia organizacional, a expectativa dos acionistas, clientes e investidores. Também é necessário perceber o contexto do mercado e da economia, e como estes podem afetá-los.

Assim, eis minha resposta para os executivos: “Senhores, caberá a vocês a avaliação das equipes, pois ninguém mais conhece tão profundamente as pessoas, o que delas é esperado, e suas respectivas performances. Estou aqui para oferecer ferramentas e apoiar este trabalho, ajudando-os na realização de uma avaliação justa e humana.”

Porque fazer junto é muito mais rico!

Imagem: Getty Images

Nenhum comentário: